Narcisismo e Libertação

Olá! O post de hoje é para pessoas que lidam com narcisistas e são pessoas cristãs.

Foto por Jani Tisler em Pexels.com

Se você não sabe o que é uma pessoa narcisista, com transtorno de personalidade, eu vou deixar um post falando sobre eles aqui. Recentemente me deparei com depoimentos de muitas pessoas que cresceram em famílias tóxicas, na companhia de irmãos, mães, avós, ou pais narcisistas, e sofreram os estragos na alma por ser o alvo da patologia de algum parente. Eu não sabia que a experiência que eu vivi me incluía neste grupo de pessoas, mas ouvindo os relatos eu compreendi porque por diversas vezes senti culpa, dúvida, mágoa, dor, solidão.

Mas Deus teve muita misericórdia de mim, e em toda a solidão ele me deu crescimento. Porque nas muitas horas solitárias eu mergulhei no auto-conhecimento e na busca pelo amor verdadeiro, pela universo espiritual e acabei encontrando a Verdade em Jesus. Deus se revelou a mim com seus laços de amor eterno. Me abraçou. Me limpou. Cicatrizou várias feridas. E várias vezes. Porque o narcisista não se cura e sempre nos machuca novamente. Eles não são libertos.

Não é simples a nossa posição quando somos cristãos, nós somos o amor da terra. Em nós está a ética, a verdade, a honestidade, a sinceridade. É isto o que Deus nos dá, toda a capacidade para sermos como Jesus era. É rápido? Não é. A gente geme para conseguir perdoar. E o diabo faz tudo para a gente não conseguir. Ele sabe que sem perdão não há libertação e salvação. Faz tudo para nos escravizar nesta prisão de ressentimentos.

Me recordo de uma leitura de Watchman Nee, em “Vida Cristã Normal”, onde ele cita que é impossível alguém crucificar-se a si mesmo. Sendo impossível fincarmos os pregos em ambas as mãos sozinhos. Precisamos de outras pessoas, e pessoas bem ruins, para fazerem isso por nós.

O fato é que narcisistas podem ser grandes professores. Eles nos possibilitam exercitarmos o perdão. Eles nos ferem, mas também feriram a Jesus. Eles nos matam, mas Jesus ressuscitou e nós também podemos ressuscitar com Jesus, com um corpo incorruptível. Eles nos obrigam a crescer.

Está compreendendo? Deus pode nos dar um corpo espiritual revestido de escudos e condições para não sangrarmos mais. Tudo está na nossa forma de vermos estas pessoas com os olhos de Deus e à luz da Palavra. Nós podemos adquirir discernimento espiritual. A fé em Deus pode nos proteger de todos os dardos inflamados do maligno que usa estas pessoas que estão oprimidas e não sabem o que fazem. É assim que precisamos enxergá-las para conseguirmos sobreviver. Entendendo que é espiritual. Que por trás delas há demônios as usando, usando a doença que elas têm para nos causar desconforto e dor. Será que conseguimos devolver a elas amor? E podemos definir o amor? O que a bíblia fala sobre o amor? Vou separar trechos bíblicos que falem de amor aqui.

Vamos meditar no Deus que pode nos ensinar sua Palavra e nos dar esta grande vitória. Não há maior vitória que o amor. Foi por amor que Jesus venceu a cruz.

Essa libertação somos nós que precisamos muito mais do que eles. Só clamando a Deus para nos ensinar este caminho.

2 respostas para “Narcisismo e Libertação”

  1. ok, li todo o texto, muito bom por sinal. Mas e ai? Eis a pergunta, continuar com o narcisista ou deixá-los? Pq o convívio com estes, nos causam um grande estrago na alma. Todos os dias ao lado de pessoas com esse transtorno de personalidade morremos aos poucos , perdemos nossa identidade, auto estima e amor próprio. É isso mesmo que Jesus quer pra nós? Dor e sofrimento eterno aqui na terra ao lado de pessoas que são usadas por demônios todos os dias para nos tirar a paz e nos roubar a alegria de viver? Eis a pergunta que gostaria da resposta. Obrigada.

    Curtir

    1. Olá! Obrigada pelo comentário.
      Acredito que o Senhor é o nosso melhor Amigo nestas horas, e a gente precisa primeiramente orar por direção. Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente, e existe tempo para tudo. Acredito que se não estivermos curados e prontos o melhor é o afastamento, é muito difícil lidarmos com narcisistas quando não estamos totalmente fortalecidos. E as vezes só o Revestimento do Espírito Santo para nos ajudar a lidar com a situação.
      Há momentos em que só afastando mesmo. Se a convivência é muito dolorosa pode fazer mal à vida espiritual, aumentar as mágoas, criar feridas mais profundas na alma (e pessoas feridas acabam ferindo também). O amor a pessoas que nos ferem exige muito amadurecimento na fé cristã, e existe a possibilidade de estarmos no processo de crescimento. O que os psicólogos sugerem é o contato zero (eu não sou da área, apenas procuro me informar). Você pode buscar um apoio psicológico (se houver essa possiblidade, seria um auxílio profissional para te ajudar). Além disso, você é uma cristã e tem a Palavra de Deus e o Espírito Santo que lhe darão uma resposta íntima ao seu coração (e será perfeita).

      Desejo ter ajudado e que você vença, realmente a nossa alma fica muito abatida. Jesus te ama. Te deixo Isaías 49. 15. Abraços.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s